________________________________


Comecei a escrever no momento em que percebi que só pensar não mais me satisfazia.

Precisava transbordar todo aquele pensamento que só ao meu universo de idéias pertencia.

Hoje, escrevo por pura necessidade, por irresistível vício e por agradável teimosia.




Claudia Pinelli Rêgo Fernandes ®



sexta-feira, maio 14, 2010

Uma noite de sonho com a Neojibá!


Foto: Neojibá


Hoje fui ver, no TCA, um concerto da Neojibá, Orquestra Juvenil 2 de Julho, com direção musical do maestro Ricardo Castro. Infelizmente fico devendo o nome do regente.

Uma apresentação simplesmente Arrebatadora e Inesquecível!

Mas como estamos na Bahia, e aqui nada se faz sem a presença do axé ou dos seus músicos mais representativos, uniram com essa sensacional orquestra, o percussionista Carlinhos Brown.

Nada contra o Brown, e em princípio, achei que ele iria levar para o encontro o que sabe fazer melhor, tocar percussão.

Primeiro tocou a orquestra. Maravilhosa! E eu, como é de costume, chorei copiosamente numa dos movimentos. Depois de uma viagem linda pelo mundo dos duendes (não me pergunte o porquê, mas numa das músicas, me vi transportada para um lugar lindo, cheio de duendes), entra um pequeno palco, com um timbal colorido, e logo após ele, Carlinhos Brown. Como já disse, achei que seria o encontro do melhor de cada uma das partes.

Mas isso não aconteceu. O pequeno palco de Mr. Brown ficou quase que de enfeite, pois ele cantou(?), tocou violão(?), fez três rodas de aço girarem no palco(?), puxou o saco descaradamente do governador, enfim, um show man(?), mas afinal, e a percussão? Esta se restringiu a uns batuques bem tímidos ao final da apresentação. Sinceramente, não estava muito a fim de ver o Brown cantor, nem o Brown violonista, e muito menos o Brown malabarista. Mas foi o que rolou. Infelizmente.

Até entendo a intenção de unir a Neojibá com Carlinhos Brown, mas devo confessar que me perguntava o tempo todo o que ele estava fazendo ali.

Se a idéia era unir o erudito ao popular, creio que a Neojibá em si já bastava, pois eles mesmos conseguiram sozinhos dar um toque popular e particular ao espetáculo.

A Neojibá tocou obras lindas como: Candide Overture, de Leonard Bernstein¹, Huapango de José Pablo Moncayo², Kabbalah de Marlos Nobre³ e Suíte Estância de Alberto Ginastera*.

Mas ao mesmo tempo, tocaram também clássicos do cancioneiro nacional como Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu e Asa Branca, obra-prima de Luís Gonzaga, em arranjos magníficos.

E como um plus, os músicos, enquanto estão tocando, fazem uma perfomance divertida de coreografias bem populares durante a apresentação.

A Neojibá mantem uma dinâmica original e interessante durante o concerto. Atrela música de primeira, uma correta escolha de repertório com músicos excepcionais e que ainda dançam! Ao estilo das melhores Orquestras juvenis, como a de Caracas, que pode ser vista no vídeo 4 abaixo.

Os jovens da orquestra tocam como gente grande. Nem sei se deveria escrever isso, pois muitos deles já são alunos da Faculdade de música da UFBA. Mas que soe como um claro elogio, nada além disso.

Enfim, o show foi muito bacana, e saí de lá encantada com essa Orquestra juvenil que de jovens só tem a faixa etária dos músicos, pois parecem velhos profissionais que por sua vez já podem se comparar a titulares de grandes orquestras do mundo.


Parabéns a eles!


Bravíssimo!




P.S. A apresentação deles, junto com Carlinhos Brown e o coral Água viva, no Teatro Castro Alves, fez parte da comemoração dos 39 anos da EMBASA (Empresa Baiana de Saneamento).






Uma canja da Neojibá:

Vídeo da Neojibá (2 de Julho Youth Orchestra under Ricardo Castro in July 2008) executando L'Oiseau de Feu de Igor Stravinsky - 2 de Julho Youth Orchestra under Ricardo Castro in July 2008



Aqui estão os vídeos das obras citadas acima:


¹ Candide Overture, de Leonard Bernstein, London Symphony Orchestra Regência: ele mesmo



² HUAPANGO de José Pablo Moncayo, Berlin Philarmonic, Regência: Plácido Domingo




³ Kabbalah de Marlos Nobre, Academic Orchestra of The Winter Festival of Campos do Jordão Regência: Roberto Minczuk




* Suíte Estância de Alberto Ginastera, Orquestra Iberoamericana de Caracas Regência: Gustavo Dudamel







E para os soteropolitanos e/ou quem estiver por aqui na ocasião, dia 30 de maio de 2010, domingo, a Neojibá tocará no TCA, a 1 real!


Recomendadíssimo!


IMPERDÍVEL!


Beijo,




Claudia Fernandes.







Visite também: Visit also:



Prosaicos Poemas

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Minha família

My kind of Spirit...


You are the elusive Night Spirit.
Your season is Winter, when the stars are bright and frost crystallizes the fallen leaves.
You are introspective, deep-thinking, and mysterious.
Everyone is intrigued and a little intimidated by you because you have an aura of otherworldliness.
You work in extremes, sometime happy, other times sad, but always creative and philosophical.
You are more concerned with the unseen, mystical, and metaphysical than the real world.
Night Spirits have a tendency to get lost in themselves and must be careful not to forget reality, but their imagination is limitless.