________________________________


Comecei a escrever no momento em que percebi que só pensar não mais me satisfazia.

Precisava transbordar todo aquele pensamento que só ao meu universo de idéias pertencia.

Hoje, escrevo por pura necessidade, por irresistível vício e por agradável teimosia.




Claudia Pinelli Rêgo Fernandes ®



sexta-feira, julho 06, 2007

Ave, Frida Kahlo!


Foto retirada da internet


Frida Kahlo nasceu em Coyoacan, México, em 6 de julho de 1907, filha de pai alemão e mãe mexicana. Já bem garota sofreu de poliomielite, doença que lhe trouxe uma leve deficência física e uma lesão no pé direito. Este problema se recrudesceria com um acidente de ônibus, no qual teve a espinha fraturada, o que a deixou paralítica. Foi nesse período, em que ficava deitada todo o tempo, que começaram seus primeiros passos na pintura.

Foi casada com seu grande amor, o também pintor Diego Rivera, mas entre romances extra-conjugais dele e brigas frequentes, o casal se divorciou em 1940.

Entre 1937 e 1939, acolheu Leon Trotski em sua casa de Coyoacan.

Hoje, sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" é a sede do Museu Frida Kahlo. Lá a sua arte, seu diário, sua vida e seu legado de perseverança, de genialidade, de beleza, à sua maneira, continuarão preservados e acessíveis, e assim as pessoas terão o prazer de conhecer a força e a beleza de sua obra que permanecerá viva para sempre.

Frida Kahlo foi, além de pintora genial e grande artista, uma mulher guerreira e forte, que lutou contra adversidades terríveis, e ainda assim foi capaz de transformar toda essa tragédia pessoal em criatividade.

Ela conseguiu manter uma postura política firme, e durante toda a sua vida, foi uma crítica ferrenha do imperialismo, nunca se deixando corromper pelos ideais capitalistas vindos dos EUA(Gringolândia), além de ter feito da sua via crucis, de seu próprio sofrimento, o material temático para sua arte universal e única. Frida Kahlo foi genial porque subverteu, sublimou e transcendeu a arte e pintou seus dramas, suas dores e suas aflições.

Frida morreu aos 47 anos. Oficialmente, a morte foi causada por embolia pulmonar, mas há uma forte suspeita de suicídio. Pouco antes de morrer, teria dito: "''Espero a partida com alegria... e espero nunca mais voltar... ", frase que sempre que eu leio, me emociona profundamente.

Desde o momento em que conheci a Frida Kahlo mulher, pintora, artista, feminista, engajada politicamente, fiquei fascinada por tudo que ela representava. Uma figura de uma beleza fora dos padrões, que se vestia de uma forma altamente regional(já chamando atenção para os problemas dos índios), a sua arte autobiográfica, melancólica, seus textos, o fato de ser uma deficiente física, latino-americana, valente, autêntica, bissexual num país extremamente machista, enfim, tudo o que geralmente é censurável numa pessoa, até nos dias de hoje.

Salve, Frida Kahlo!



Além desse texto, também escrevi um poema para ela. Leia-o aqui:












  • Outras frases de Frida:

    ''Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?''

    ''Pinto a mim mesmo porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.''

    ''Diego está na minha urina, na minha boca, no meu coração, na minha loucura, no meu sono, nas paisagens, na comida, no metal, na doença, na imaginação.''

    ''Ele leva uma vida plena, sem o vazio da minha. Não tenho nada porque não o tenho.''





    Bjo.




    Música:










    Visite também:


    Prosaicos Poemas

    6 comentários:

    Vee disse...

    Porque esta mulher é de um estranhamento gritante, delicioso.

    Beijos!

    sem gravidade disse...

    obrigadah por oferecer essa oportunidade de conhecer mais sobre a vida dessa mulher...estava procurando na net e simplesmente gostei

    Anônimo disse...

    Considero Frida Khalo uma mulher das mais poderosas, na sua arte, no seu sofrimento, no seu amor.

    Anônimo disse...

    Vc conseguiu traduzir em palavras no seu último parágrafo o mesmo que senti há muitos anos atrás. Quando conheci Frida Kahlo, fiquei fascinada, pela sua história ímpar, seu sofrimento atroz e sem fim, sua dor na alma, que se traduz em quadros quase desconcertantes, pela sua força, pela sua singularidade em tudo. Bjs

    Anônimo disse...

    Maravilhosa artista, maravilhosa mulher!

    Luma Kahlo disse...

    Nao tenho palavras para expressar o que sinto quando vejo, escuto ou leio FRIDA KAHLO. Ela é concerteza a mais bela das mulheres. Um exemplo. Uma vida. Viva la Frida!

    Related Posts with Thumbnails

    Minha família

    My kind of Spirit...


    You are the elusive Night Spirit.
    Your season is Winter, when the stars are bright and frost crystallizes the fallen leaves.
    You are introspective, deep-thinking, and mysterious.
    Everyone is intrigued and a little intimidated by you because you have an aura of otherworldliness.
    You work in extremes, sometime happy, other times sad, but always creative and philosophical.
    You are more concerned with the unseen, mystical, and metaphysical than the real world.
    Night Spirits have a tendency to get lost in themselves and must be careful not to forget reality, but their imagination is limitless.