________________________________


Comecei a escrever no momento em que percebi que só pensar não mais me satisfazia.

Precisava transbordar todo aquele pensamento que só ao meu universo de idéias pertencia.

Hoje, escrevo por pura necessidade, por irresistível vício e por agradável teimosia.




Claudia Pinelli Rêgo Fernandes ®



sábado, dezembro 29, 2007

Anote aí...



O QUE SIGNIFICA COMEÇAR 2008 NA TERÇA-FEIRA?


Terça-feira será o dia da semana em que iniciaremos o ano de 2008. Dentro de muitas tradições este dia da semana traz diversas afinidades energéticas e espirituais. Então, vamos conhecê-las melhor.


Marte rege a terça-feira


Astrologicamente, terça-feira é o dia regido por Marte, Senhor da Ação. Marte rege a iniciativa, ação, os instintos e, fisicamente, a cabeça. Sua cor é o vermelho. Em diversas tradições sempre foi cultuado como o Grande Guerreiro, também conhecido como o Senhor da Guerra. Rege o signo de Áries que representa, entre outras coisas, o impulso dinâmico do Universo, o início, o entusiasmo, dinamismo e interesse em relações concretas.


Iniciar o ano em uma terça-feira nos possibilita movimento, desapegarmos de velhas crenças e padrões emocionais que não nos servem mais. Leva-nos a agir em direção ao novo, prontos para novas conquistas e realizações. Estaremos começando um ano regido por Marte em um dia da semana também regido por ele e isso significa que sua força estará amplificada ainda mais.


O Raio Rosa rege a terça-feira


A Fraternidade Branca Universal é uma fraternidade composta por diversos seres espiritualistas que trabalham para a harmonia de todos os seres e do planeta. Sua base é composta de Sete Grandes Raios principais; para cada um há uma cor, regência de um dia da semana e diversos seres que trabalham nesta freqüência.


A terça-feira é regida pelo Raio Rosa e sua Mestra é Rowena e seu Arcanjo é Samuel.


A cor desse raio nos mostra o quanto ele se fará importante durante todo o ano; o rosa em diversas tradições nos remete ao amor incondicional, uma das maiores energias curativas. Este é o raio do amor incondicional. O trabalho desse raio favorece a humanidade a buscar o amor e manifestá-lo aqui no plano físico com discernimento, um amor sem cobranças, comparação, manipulação, um amor incondicional.


Iniciar o ano sob as energias do Terceiro Raio, o Rosa, nos traz a possibilidade de acessarmos o amor universal que existe em cada um de nós, repercutindo em nossas vidas por todo o ano que se aproxima. Além de colaborar para que nossa ação durante o ano seja sempre uma ação amorosa.


Ogum rege a terça-feira no Candomblé


O Candomblé faz parte da raiz do povo brasileiro. Seu surgimento no Brasil se dá na colonização com a vinda dos escravos trazidos do continente africano. Os negros influenciaram hábitos, costumes, valores e a espiritualidade do povo brasileiro.


O Candomblé chega ao Brasil, sofre preconceitos, sobrevive, influencia e colabora na criação de uma nova religião bem brasileira: a Umbanda. Como o povo brasileiro a Umbanda agrega a influência africana do candomblé, a européia do catolicismo e a indígena que já havia no país.


Terça-feira é regida pelo Orixá Ogum, um Orixá masculino muito cultuado no Brasil. Guerreiro e também Deus da metalurgia e tecnologia. Devemos lembrar que ele trabalha o ferro e o transforma em instrumentos, artefatos, com eles abrindo os caminhos, além de ajudar em qualquer luta. Na Umbanda é sincretizado com São Jorge e em alguns locais com Santo Antonio.


Filho de Oraniã (ou Odudua) e Yemanjá. Seu elemento é o ferro e suas cores são azul-índigo (para um tipo) e verde no Candomblé; na Umbanda suas cores são o branco e o vermelho.


Iniciar o ano sob as energias de Ogum nos sugere atenção às nossas heranças culturais além de ficarmos atentos à nossa ação e saúde com a do planeta, principalmente como usamos os elementos da natureza em nossas vidas. Será a nossa consciência e a ação que possibilitarão as mudanças necessárias em nossas vidas e por repercussão ao planeta.


2008, um ano e um novo ciclo de ação e amor!


Mais que um novo ano, um ciclo de nove anos também se iniciará. Portanto é dada, mais uma vez, a oportunidade de se livrar de velhas crenças e padrões limitantes e de quebrar antigos paradigmas. Marte trará a força para o movimento, Rowena o amor em seus sentimentos, ações e pensamentos, Ogum abrirá novos caminhos repletos de possibilidades.


Acredite: você merece o melhor, o universo sabe disso e lhe envia as bênçãos dos Deuses, Mestras e dos Orixás. Acredite no ser divino que você é e manifeste um ano repleto de movimentos e ações amorosas fazendo de sua existência algo surpreendentemente alegre, repleto de milagres, bênçãos e manifestações. O uso das energias presentes no início e durante o ano de 2008 serão de nossa responsabilidade. Uma nova ordem se apresentará em 2008 que nos levará a mudanças e ao poder de criar e co-criar uma nova realidade pessoal e universal.


Somos nós que criamos uma nova realidade, uma nova ordem pessoal e universal. Somos os maiores agentes de mudanças de nossas vidas. Foque em suas metas, projetos, use suas habilidades e dons a seu favor. Utilize essas energias de ação, amor, sabedoria, equilíbrio e magia como bênçãos em sua vida. Seja a personificação da ação amorosa em sua vida e expanda esta energia ao planeta.



Acredite e receba, você merece!



Que 2008 seja cheio de ação, axé, amor e grandes realizações harmoniosas!


Encontrei esse artigo na net, gostei e resolvi compartilhá-lo com meus amigos.
Bjo e que venha 2008!!



Leia isso:







Visite também:


Prosaicos Poemas

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Feliz Ano Novo(de novo)...



Hoje parei para pensar no que eu gostaria de desejar para os seres humanos da Terra. Muitas coisas me vieram à cabeça, mas nada parecia realmente viável ou digamos materializável.

Concluí que não há tanta esperança assim para nossa raça, a não ser que haja uma mudança substancial e mesmo radical de consciência e de atitude perante seu semelhante, e por consequência, perante todos os seres que convivem conosco.

Enquanto o homem não enxergar a natureza como mãe-parceira, mas somente como fonte de exploração e destino de desrespeito, violência e descaso, a esperança se torna até um sentimento meio ingênuo de se ter nesse contexto.

Depois de toda essa reflexão, e porque sou teimosa e rebelde até comigo mesma, resolvi desejar algumas coisas para os seres humanos.

Começo pedindo para que se pare e reveja o tratamento dado à Natureza. Ela merece algo mais respeitoso e decente. E além do mais, nós não somos burros, né? Então porque estamos destruindo quem tudo nos dá? Morder a mão de quem nos alimenta é o quê senão uma grande burrice??

Peço também para que nós, humanos, pratiquemos mais a empatia. Esse sentimento, na minha opinião, é a chave da harmonia entre os homens. Por que? Vou tentar explicar. O que vem a ser empatia? Empatia, em parcas palavras é a tentativa de se colocar no lugar do outro e tentar ver o problema, a situação pelos olhos dele. Assim, você percebe a dor, a angústia, o medo que aquela pessoa pode estar sentindo e que você agora poderá compreender, logo o que você não gostaria que fizessem com você, certamente não vai querer que façam com o outro.

Depois, e seguindo nessa mesma linha, peço para que se dê um tratamento mais digno aos animais. Olhemos para trás... Todos os animais que foram dominantes durante um período, justamente por não saber usar esse poder, acabaram sendo dizimados. Portanto, um melhor relacionamento com os animais urge.

É isso... Para quem não tinha nada para pedir...


Torço para que 2008 seja para vocês no mínimo igual a 2007 e no máximo como só ele poderá ser!



Claudia Fernandes




pê.ésse: 2008 é o ano 1 da numerologia, ano do rato no horóscopo chinês, ano regido por Marte e o ano de Ogum, e porque é ano 10, também é de Oxalá no candomblé…
Quer mais o quê?
Só não esqueça de usar qualquer coisa azul royal no dia, nem que seja uma fitinha amarrada no pulso.
Peço desculpas aos senhores, mas só retornarei a esse prazer que é escrever no meu blog ano que vem...
Tenham calma, afinal não vai demorar tanto assim... ;o)



Bjo.




Visite também:

Prosaicos Poemas

terça-feira, dezembro 25, 2007

Tenha um bom dia!

Merry Xmas!!


Bjo.




Visite também:

Prosaicos Poemas

sexta-feira, dezembro 14, 2007

No more cruelty in China!!!!!










A partir de hoje, começo meu boicote solitário aos produtos da China e a essa Olimpíada infeliz(como puderam escolher para local de um evento tão grandioso, onde imperam a generosidade, o companheirismo e a saúde um circo de horrores como a China?!) e solidário aos animais sacrificados e mortos e os que ainda terão esse fim inaceitável. Faço isso porque preciso revelar, isto é, transbordar de dentro de meu ser, todo o meu repúdio à maneira desrespeitosa e cruel com que os chineses tratam os animais. Isso tem me deixado deprimida, e eu não gosto de ficar assim.
Dividindo com alguém talvez melhore.
Tomando alguma atitude, ainda que pequena, talvez ajude.
E é isso que estou fazendo.

Mandei um vídeo por email para meus amigos e recebi dezenas de respostas indignadas com tamanha barbaridade. A maioria não acreditou que aquilo podia ser verdade. Que um ser humano que se diz racional e superior a todos os outros seres podia fazer algo tão irracional e bárbaro.
Mas faz.
E repete.
Muitas vezes.
Sem a menor dor na consciência.

Essas imagens acima dão uma palhinha do cenário de tortura que é a relação homem-bicho naquele lugar. Mas na verdade, nem precisaria falar de bichos para se ter uma noção do tipo de mentalidade comum por aquelas bandas. Senão, vejamos, o tal controle da natalidade que acontece por lá. Matam-se crianças em nome de um controle demográfico!

Por isso, não compro mais produtos vindos e fabricados na China. E não concordo com o fato de um país com tantos problemas de saúde mental sediar um acontecimento tão ligado ao bem como as Olimpíadas.

Pronto, falei...

Ufa...

Ah... E se concordar comigo, entre nessa luta. Boicote os produtos chineses também(até porque a invasão desses produtos de baixíssima qualidade, além de quase sempre nos trazer dor de cabeça, ajuda diretamente no aumento do nosso desemprego).

Conto com sua sensibilidade e inteligência.





Visite também:


Prosaicos Poemas



quarta-feira, dezembro 12, 2007

2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul




A 2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul leva a oito capitais brasileiras(curiosamente Salvador não faz parte das oito!), entre 4 e 16 de dezembro de 2007, uma nova reflexão sobre o cenário geral, as encruzilhadas, dilemas, dores e esperanças que envolvem o sonho da liberdade e os imperativos de construção da igualdade em Nuestra América, onde a solidariedade desponta como novo nome da fraternidade proclamada pelos revolucionários de 1789.

Pela segunda vez, começando a consolidar uma série que deverá firmar-se ao longo dos anos, o casamento feliz entre a magia do cinema e as utopias dos Direitos Humanos oferece ao Brasil um caleidoscópio de povos, grupos, segmentos, cores, sons, falas, gemidos, denúncias, clamores e risos que fotografam a alma latino-americana.

De quatro capitais em dezembro de 2006, pulamos agora para oito: Brasília, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Conseguiremos alcançar 16 capitais em 2008? Todas elas em 2009? Quantas cidades brasileiras nos anos seguintes? O desafio está lançado. O governo do Presidente Lula cuidará de cumprir sua parte nesse esforço que precisa seguir adiante nos anos seguintes.

Sob a curadoria do cineasta Giba Assis Brasil, foram selecionadas produções sul-americanas que trazem closes sobre os muitos temas contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Esse documento histórico, incomparável como síntese de um projeto civilizador para toda a humanidade, faz aniversário em 10 de dezembro e completará 60 anos em 2008.

De 1948 até hoje, não se pode pretender que seus 30 artigos tenham concretizado as metas lançadas para se construir um mundo sem guerras, assentado na justiça. Mas seu velho e belo texto persiste como serena voz de autoridade, fixando exigências para que a paz tenha finalmente alguma chance no planeta, inspiradas na formulação poética de seu artigo primeiro: “livres e iguais em dignidade e direitos nascem todos os homens”.

Por meio do cinema é possível alargar a discussão sobre a importância da diversidade, do pluralismo, da solidariedade e da tolerância. Enfrentamos, assim, os bloqueios que ainda prendem a idéia de Direitos Humanos, de forma manipulada, a uma interpretação negativa que acusa seus defensores, na mais branda das versões, de serem meros aliados dos presos ou dos jovens em conflito com a lei.

A seleção de filmes destaca o direito à diferença como riqueza da condição humana, não um limite ou algema. Gênero, cor da pele, diversidade sexual, idade, crenças, tradições culturais, classe social, idéias políticas, vulnerabilidades, limitações e deficiências: eis as cores múltiplas do grande arco-íris chamado Direitos Humanos. As câmeras, as telas e as narrativas da Mostra demonstram esse fato com nitidez.

Todos os filmes, inclusive os brasileiros, terão legendas para incluir as pessoas que não ouvem. Haverá sessões orientadas a deficientes visuais. Grupos vinculados às distintas militâncias serão convidados a assistirem juntos às produções relacionadas com suas atividades: crianças e adolescentes, memória da repressão política, direitos indígenas, igualdade racial, conflitos rurais, segmento GLBT, pessoas com deficiência, idosos, sistema prisional, trabalho escravo, sem-teto, luta pela terra, combate à fome, militância cultural, muitos outros.

A mostra é inteiramente gratuita, buscando democratizar o acesso à cultura e fazendo do próprio evento uma celebração concreta dos Direitos Humanos.

Para os debates foram convidados representantes de diversos países da América do Sul e regiões brasileiras, entre cineastas, intelectuais e ativistas, visando a enriquecer e arejar a discussão em torno das questões suscitadas pelos filmes.

A 2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, ligada ao Ministério da Cultura, e do SESC SP. Conta ainda com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e com importante patrocínio da Petrobras.

Ministro Paulo Vannuchi Secretaria Especial dos Direitos Humanos

Texto retirado do Site oficial



################################################



Vale lembrar que tudo isso, todos esses filmes, toda essa discussão, toda essa porta aberta para a cultura, para o conhecimento, para uma nova percepção de mundo e, conseqüentemente, para o crescimento pessoal é de graça. De graça! Mas mesmo assim, nós de Salvador, por exemplo, não teremos esse prazer, ou mesmo o direito de nos deliciar com cultura e nos embebedar com arte e cidadania.

Fico me perguntando o porquê disso. Por que capitais menores como Belém ou Fortaleza(que bom para elas!) terão a mostra e Salvador não? Alguém saberia me esclarecer como é feita essa escolha? São inclusões aleatórias, leia-se políticas? Ou as cidades têm alguma participação com investimentos ou algum tipo de apoio?

Pergunto isso porque se for o primeiro caso o motivo da ausência de Salvador nessa lista, minha indignação vai para a organização, para os patrocinadores, para Giba Assis Brasil, para o Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, para o Ministro da Cultura, para Lula e junto com ela mando um apelo veemente para que na próxima edição todos eles reavaliem essa relação de cidades. Salvador, meus caros! Berço da cultura, berço do Brasil!

Se for o segundo, minha crítica vai para o prefeito da cidade que ao demonstrar total desinformação e insensibilidade ou não se dar ao trabalho de perceber que uma mostra de cinema em que o tema central é o tema dos Direitos Humanos e a cujas obras qualquer pessoa pode ter acesso gratuitamente é de extrema importância para uma cidade como Salvador, cantada em verso e prosa como uma cidade da cultura, mas que carece de eventos, de propostas ricas e interessantes como essa, perdeu a oportunidade de tentar reverter a péssima imagem que vem construindo na (con)gestão da cidade.


É isso.





Claudia Fernandes


Nota do editor(eu): Fiquei sabendo que os filmes foram veiculados aqui na Sala Walter da Silveira, mas a divulgação, inexplicavelmente, seria quase nula se não fosse alguns raros sites, como o Aldeia Nagô. Mas ainda fico a me perguntar, por que tão pouca divulgação? Será que o grande público não é bem vindo a um evento como esse, que debate os Direitos Humanos?
E mesmo assim, essa Mostra não se resume aos filmes. Há os debates, que, ao final, podem ser mais educativos do que as películas.





"Há algum interesse próprio por trás de toda amizade.
Não há amizade sem interesses próprios
Isto é uma amarga verdade."

Chanakya (Indian politician)





Visite também:


Prosaicos Poemas


domingo, dezembro 09, 2007

Carpe diem!

Comece bem a semana.
Veja esses vídeos e sintonize só no canal das boas vibrações.


(Antes de apertar o play, clique no stop no rádio do blog.)


* Aqui, o simples prazer de cantar uma canção bem alto com alguns amigos, de carro, numa longa estrada, vivendo o momento, sem stress. Use e abuse sempre que necessário.



* Neste, um sorriso que vale por mil remédios. E não sei se eu estava meio alta, mas por um momento, pensei que estava tendo uma experiência catártica meio religiosa, meio psicodélica, sei lá. Um transe. Recomendo em doses cavalares. :o)






"Eu gosto de viver.
Já me senti ferozmente,
desesperadamente,
agudamente infeliz,
dilacerada pelo sofrimento,
mas através de tudo ainda sei,
com absoluta certeza,
que estar viva é sensacional."


Agatha Christie





Visite também:


Prosaicos Poemas

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Uma piadinha para relaxar...


PECADO É PECADO...



Um paulista, trabalhando pesado, suado, terno e gravata, vê um baiano deitado numa rede, na maior folga.


O paulista não resiste e diz:


- Você sabia que a preguiça é um dos sete pecados capitais?


E o baiano, sem nem se mexer, responde:


- A inveja também!!!




E eu digo: estamos quites... Hehehe...





"A vida tem a cor que você pinta."

Mário Bonatti







Visite também:


Prosaicos Poemas

sábado, dezembro 01, 2007

O amor está em todos nós...



O amor nos torna pessoas leves, bobas, até mesmo ridículas, já dizia o poeta.
Mas o amor não concedeu aos humanos um contrato de exclusividade, não.
O amor seduz todos os seres animados do universo e ainda proporciona uma sensação de felicidade integral a todos que forem seduzidos.
E onde há um ser vivo, há a capacidade de amar.
Quem não quer sentir essa felicidade? Quem não gosta de sentir essa sensação de bem estar no fundo do peito(ou do coração, se preferir)?
Eu gosto. Você não?
E é por gostar tanto do amor que postei esse vídeo. Assista-o e depois me diga se você ainda acha que este é um sentimento exclusivo dos homens.
Eu já sabia que não faz tempo, mas depois dessa imagem, não tenho mais a menor dúvida.


"Amar é querer estar perto,

se longe;

e mais perto,

se perto."

Vinícius de Moraes


Visite também:

Prosaicos Poemas


Related Posts with Thumbnails

Minha família

My kind of Spirit...


You are the elusive Night Spirit.
Your season is Winter, when the stars are bright and frost crystallizes the fallen leaves.
You are introspective, deep-thinking, and mysterious.
Everyone is intrigued and a little intimidated by you because you have an aura of otherworldliness.
You work in extremes, sometime happy, other times sad, but always creative and philosophical.
You are more concerned with the unseen, mystical, and metaphysical than the real world.
Night Spirits have a tendency to get lost in themselves and must be careful not to forget reality, but their imagination is limitless.