________________________________


Comecei a escrever no momento em que percebi que só pensar não mais me satisfazia.

Precisava transbordar todo aquele pensamento que só ao meu universo de idéias pertencia.

Hoje, escrevo por pura necessidade, por irresistível vício e por agradável teimosia.




Claudia Pinelli Rêgo Fernandes ®



sábado, setembro 11, 2010

Mercado do Peixe será reinaugurado nesta sexta-feira!


Após cinco meses de obras – dois a mais do que o previsto – o Mercado do Rio Vermelho, ou do Peixe, como é mais conhecido pela população, será reinaugurado nesta sexta-feira, 10. Os permissionários dos 36 boxes comemoram as melhorias no espaço. Pescadores e caminhoneiros, entretanto, se dizem alijados do processo de revitalização e temem pelo destino das categorias.

Orçada em R$ 3 milhões, a obra, na manhã de quarta, 8, estava concluída na parte dos boxes, onde permissionários se reuniram para receber as chaves das suas unidades. A parte urbanística, como calçamento e canteiros, no entanto, ainda estava longe de ficar pronta. Muitos operários trabalhavam tentando finalizar tudo até a inauguração, marcada para as 18 h desta sexta.

Presidente da Associação de Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Antônio Nunes Ferreira, garantiu que a categoria está satisfeita com os boxes. Ao todo são 36boxes – com 9 ou 18 metros quadrados – que abrigarão os 30 permissionários que já atuavam no local.

Durante seis meses, os permissionários ficaram instalados provisoriamente no Largo da Mariquita. “Enfrentamos sol, chuva e movimento ruim. Sabíamos que passaríamos por isso. Essa reforma foi resultado de dez anos de luta. Antes, eu tinha vergonha de abrir meu boxe”, comemora o presidente da associação.

Com 20 anos de mercado, Alex Nunes, 30, conta que veio lágrimas aos olhos quando viu a antiga estrutura ser demolida. “Agora sinto como se um ente querido tivesse voltado”, assegura Alex.

Ele se mostra otimista com a recuperação do mercado. “Vai voltar aos tempos áureos, frequentado por casais, pelo pessoal da faculdade, do bate-papo do futebol e da política. Pessoas que saem da festa e vão comer um mocotó”, espera Alex Nunes.

Pescadores - Se o clima é de otimismo entre os permissionários, o mesmo não pode ser dito em relação a pescadores e caminhoneiros. A nova estrutura dos boxes e o novo calçamento contrastam com a rústica cabana que abriga a Colônia de Pescadores Z1 – Núcleo Mariquita.

Um dos diretores do núcleo que congrega cerca de 50 pescadores, Almir Soares de Albergaria, conta que o abrigo existe há cerca de 40 anos, construído pelos próprios homens do mar. Hoje, porém, eles estão impedidos de fazer benfeitorias no espaço.

“Proibiram e nós temos medo de meter mão, gastar dinheiro e depois ser embargado”, explica Albergaria. Segundo ele, muitas promessas de revitalização foram feitas, mas nenhuma concretizada.

Após amargar queda nas vendas de cerca de 80% nos últimos seis meses, ele acredita que os pescadores possam se beneficiar com a reinauguração do Mercado do Peixe. “Pelo lado social, tem os que querem expurgar do Rio Vermelho os pobres e pretos”, ressalta.


Por Amélia Vieira para A TARDE



Fonte: A Tarde



Vamos lá tomar um suquinho de cevada?? (como se eu gostasse...)


Antônio Nunessss!!



Bjo.


Claudinha.






Visite também:


Prosaicos Poemas




Omnes Angeli

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Minha família

My kind of Spirit...


You are the elusive Night Spirit.
Your season is Winter, when the stars are bright and frost crystallizes the fallen leaves.
You are introspective, deep-thinking, and mysterious.
Everyone is intrigued and a little intimidated by you because you have an aura of otherworldliness.
You work in extremes, sometime happy, other times sad, but always creative and philosophical.
You are more concerned with the unseen, mystical, and metaphysical than the real world.
Night Spirits have a tendency to get lost in themselves and must be careful not to forget reality, but their imagination is limitless.