________________________________


Comecei a escrever no momento em que percebi que só pensar não mais me satisfazia.

Precisava transbordar todo aquele pensamento que só ao meu universo de idéias pertencia.

Hoje, escrevo por pura necessidade, por irresistível vício e por agradável teimosia.




Claudia Pinelli Rêgo Fernandes ®



domingo, janeiro 19, 2014

Mudar-se para mudar o mundo.





Ontem à tarde, fui à farmácia comprar um antitérmico.

Na saída, ouvi alguém me chamar.

Virei-me e vi um rosto familiar.

Ela chegou perto de mim, me deu um abraço bem forte e disse: 

- Que saudade, professora!

E eu, como fazia sempre (já que uma boa parte dos alunos de colégios estaduais, lamentavelmente não termina o ensino médio), perguntei:

- Chegou a se formar?

Ela: - Sim, com muito sacrifício, consegui me graduar.

Eu, meio sem graça: - Faculdade?

Ela: - Sim, de Administração de Empresas. E devo muito a você que, com sua exigência acima da média, sempre nos mostrou que através do estudo, poderíamos mudar a nossa realidade.

Meus olhos se encheram de lágrimas. 

Primeiro, por ter me deixado levar pela padronização que nos robotiza, e segundo, por suas tocantes palavras.

Depois, muita gente ainda me chama de louca, e se assusta quando digo que não saio do ensino público por nada. 

Sinto que a minha missão não é pequena, diria até que chega a ser hercúlea, pois acontece em meio a salas com 40 alunos e salários indecentes.

Não é fácil tentar ensinar a pensar, a duvidar e a refletir, a ter opinião própria, para não se alienar ou se deixar manipular; buscar sempre a qualidade (não apenas quantidade) e introduzir debates sobre temas relevantes.

Não é fácil tentar criar, contra tudo e todos, autoestima em quem está acostumado a ser, por muitos (inclusive por professores), subestimado, a ter seus sonhos frequentemente mutilados e a prever um futuro nada promissor para si mesmo.

Taí o combustível para minha loucura.










Bjo,







Claudia.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Minha família

My kind of Spirit...


You are the elusive Night Spirit.
Your season is Winter, when the stars are bright and frost crystallizes the fallen leaves.
You are introspective, deep-thinking, and mysterious.
Everyone is intrigued and a little intimidated by you because you have an aura of otherworldliness.
You work in extremes, sometime happy, other times sad, but always creative and philosophical.
You are more concerned with the unseen, mystical, and metaphysical than the real world.
Night Spirits have a tendency to get lost in themselves and must be careful not to forget reality, but their imagination is limitless.