________________________________


Comecei a escrever no momento em que percebi que só pensar não mais me satisfazia.

Precisava transbordar todo aquele pensamento que só ao meu universo de idéias pertencia.

Hoje, escrevo por pura necessidade, por irresistível vício e por agradável teimosia.




Claudia Pinelli Rêgo Fernandes ®



terça-feira, junho 22, 2004

Morre Leonel Brizola


Morre Leonel Brizola Posted by Hello


Leonel Brizola morre aos 82 anos

Rio de Janeiro - O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, morreu na noite desta segunda-feira, aos 82 anos, de enfarte. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, bairro onde morava. Brizola tinha uma infecção pulmonar e foi submetido a uma bateria de exames. Por volta das 18 horas, quando já estava liberado, o ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul teve uma parada cardiorrespiratória e foi transferido para a emergência, onde recebeu sedativos. Os médicos, então, passaram a lutar para reanimá-lo, mas Brizola não reagiu. A governadora Rosinha Matheus decretou luto oficial de três dias no Estado.

O diretor da Unidade Cárdio-Intensiva do São Lucas, Marcos Batista, informou que a morte de Brizola ocorreu às 21h20. O médico contou que durante a tentativa de reanimar o ex-governador, ele recebeu um marcapasso. Ele confirmou a causa oficial da morte: enfarto agudo do miocárdio. Os parentes de Brizola presentes não falaram com a imprensa.

Cieps

O arquiteto Oscar Niemeyer, que apesar de comunista sempre participou das campanhas políticas de Brizola e é o autor dos dois maiores projetos de seus governos, os Centros Integrados de Educação Popular (Cieps) e o Sambódromo, disse que a morte do ex-governador é uma “perda muito difícil”. “Era um brasileiro nacionalista, que sempre sonhou com um País livre e independente.”

Líder carismático e especialmente querido pela população mais pobre do Rio, Brizola atraiu dezenas de pessoas para os arredores do Hospital São Lucas logo que as emissoras de rádio e televisão anunciaram sua internação. Um grupo com bandeiras do PDT gritava que as favelas do Rio estavam de luto.

O site do PDT já no fim da noite homenageava o líder. “Brizola, sua mensagem permanece”, anunciava o partido, sobre uma foto na qual o ex-governador aparece com expressão séria sobre fundo vermelho. A assessoria de imprensa do PDT informou que o velório será no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, a convite de Rosinha. A família pretende que o corpo seja levado, em cortejo, até um Ciep. A previsão é de que o enterro seja Quarta-feira, em São Borja, no Rio Grande do Sul, no jazigo da família, ao lado de sua mulher, dona Neusa, que morreu em 1993.

Simpatizante do ex-presidente Getúlio Vargas, Brizola ingressou no PTB em 1945. Seu primeiro cargo eletivo foi de deputado estadual, no Rio Grande do Sul, em 1947. Em 1954, foi eleito deputado federal. No ano seguinte, tornou-se prefeito de Porto Alegre. Em 1958, governador do Estado. No ano de 1962, foi o deputado federal mais votado do País pelo antigo Estado da Guanabara, com 269 mil votos. Com o regime militar, em 1964, exilou-se no Uruguai, retornando ao País em 1979 com a anistia. Foi eleito governador do Rio em 1982 e 1990. Disputou duas eleições presidenciais, em 1989 e 1994, perdendo ambas.

Rodrigo Morais

Na minha humilde opinião, foi uma perda irreparável.
Sou um pouco suspeita pois no início da minha "carreira" eleitoral fui fã e militante do Brizola.
Contudo, mesmo naum tendo mais a adoração de outrora, temo que um dia, num futuro não muito distante, qdo olharmos p trás e listarmos tds os "belos" presidentes escolhidos pelo povo-Collor, FHC, FHC-, talvez perceber a tremenda injustiça cometida com o Brizola..
Espero estar errada...

Descanse em Paz...

Música: Mission do Rush.

Um comentário:

Anônimo disse...

Anna Lee.

Também hoje estou triste pela morte do Brizola.


Vou colocar uma homenagem a ele no Mude!

Abraços, flores, estrelas...

www.mude.weblogger.com.br

Related Posts with Thumbnails

Minha família

My kind of Spirit...


You are the elusive Night Spirit.
Your season is Winter, when the stars are bright and frost crystallizes the fallen leaves.
You are introspective, deep-thinking, and mysterious.
Everyone is intrigued and a little intimidated by you because you have an aura of otherworldliness.
You work in extremes, sometime happy, other times sad, but always creative and philosophical.
You are more concerned with the unseen, mystical, and metaphysical than the real world.
Night Spirits have a tendency to get lost in themselves and must be careful not to forget reality, but their imagination is limitless.